You are currently viewing Terapia por Ondas de Choque

Terapia por Ondas de Choque

Tratamento que usa onda mecânica acústica como fonte de energia, não é utilizado choque por energia elétrica, em nenhum momento. Utilizado desde os anos 80 para afecções das vias urinarias, as nefrolitíases, tem agora cada vez mais seu foco no tratamento de dor crônica, lesões musculares, lesões tendíneas, calcáreas e ósseas.

Verificou-se durante o uso das ondas de choque para litíase renal, que ocorria uma reação periostal na crista iliaca e, logo, após estudos teciduais, observou-se que ali havia ocorrido uma ativação de fatores celulares que induziam a uma maior vascularização local, neoangiogênese, melhor oxigenação, maior remoção de substancias nociceptivas (indutoras de dor – substância P, acido lático, histaminas), maior produção de colágeno (reparação tecidual) e dissolução de fibroblastos calcificados. Ainda nas lâminas em estudo verificou-se a que a energia proveniente das ondas acústicas ativam as integrinas, importantes marcadores proteicos nas membranas celulares, que promovem influxo celular de íons de Cálcio e ativação de importantes funções celulares, como migração, diferenciação, proliferação e inibição de apoptose, ativação de óxido nítrico, com maior

permeabilidade e microcirculação tecidual, induzindo ao controle rápido da dor, seguido de uma fase inflamatória e de reparação tecidual. Os dispositivos produtores das ondas foram adequados para a geração de energia com níveis de atuação mais superficiais, atingindomúsculos, tendões, ossos, subcutâneo e pele, o que nos trouxe uma ampla utilização na Ortopedia, Medicina esportiva e Reabilitação, pois leva não apenas a um alivio imediato da dor, como também promove sua cura, através de regeneração tecidual. O tratamento é feito apenas por médico, que tenha certificado pela Sociedade Médica Brasileira de Terapia por Ondas de Choque (SMBTOC), e envolve, geralmente, 3 a 5 sessões realizadas semanalmente, com duração media de 15 minutos ou mais, dependendo da área lesada e se envolve mais de uma articulação.

As principais indicações são:

– Fascite plantar

– Tendinopatia dos glúteos

– Bursite Trocantérica

– Tendinopatia do tendão de Aquiles

– Epicondilite do cotovelo

– Tendinopatia do Manguito Rotador

– Tendinopatia calcária do Ombro

– Tendinopatia do insercional do quadríceps e tendão patelar (joelhos)

– Dor em região cervical e lombar secundário a pontos de gatilho (dor

miofascial).

Deixe um comentário